sexta-feira, 7 de outubro de 2016


TRAIÇÃO CONJUGAL
Será se ainda tem jeito? Como devo me comportar?

Rev.Renilson Ornelas



Este é um dos problemas que tem feito muita gente chorar e adoecer. Depois de flagrar e comprovar que esteve sendo traído(a) durante muito tempo por seu cônjuge, muitas pessoas caem num descrédito muito grande para com tudo e todos. Conheço pessoas que de uma hora pra outra deixaram tudo o que fazia, entregou-se ao abandono e passaram a andar perambulando pelas ruas de forma quase irreconhecíveis. Toda traição conjugal começa com o desacordo. O casal precisa buscar amadurecimento e caráter desde o início do namoro. Infelizmente, muitos começam a se relacionar levados por interesses materiais e sede de vida boa cheia de regalias. A verdade é que ninguém gosta de se sentir rejeitado. As estatísticas comprovam que os homens traem mais que as mulheres.É A separação é uma experiência dolorosa tanto para o marido quanto para a esposa(veja meu artigo Filhos de Pais Separados). Porque as pessoas traem?A bíblia fala da fraqueza da carne, mas também indica meios de como podemos superar o convite da luxúria, das orgias  a cobiça dos olhos e de tudo que é tentador. Quanto mais se ama mais se sofre. Isso acontece devido ao fato de, quanto maior a intensidade do afeto grande também será o apego de um pelo outro. É terrível ver pessoas muito apegadas a outra sem que esta outra não sinta nada por ela. Na perspectiva evangélica, o PERDÃO é uma grande arma, uma grande ferramenta de conserto e restauração. Capaz de ressuscitar e  trazer de volta a confiança uma vez perdida,salvando então o casamento. Ao perceber que está sendo tentado(a) procure se firmar na Palavra de Deus. Jamais queira imitar as coisas que acontece no mundo ilusório das novelas. Lembre-se que sua vida é real. Os atores e atrizes das novelas não vão chorar o seu choro nem sentir a tua dor. Não caia na bobagem de imitá-los. Respeitar o outro é passo importante a ser vivido desde o início do relacionamento. Não havendo condições da consumação do perdão(pode ser que uma parte ainda queira reatar mas a outra permanece irredutível) a vida deve recomeçar; mesmo sabendo que talvez não será a mesma coisa. Porque? porque as lembranças do passado constantemente estarão vindo á tona. Quem ama deve buscar meios de todas as maneiras no sentido de salvar seu relacionamento. Os motivos geradores da traição são muitos e variam. Vejamos: 

a) Disfunção sexual de uma das partes. As pesquisas afirmam que  aproximadamente 25 milhões de brasileiros sofrem com o problema da Impotência Sexual.
b) Enfermidades. Nem todo cônjuge tem estrutura pra lidar com o tempo do outro sobre o leito de enfermidade.
c) Desgaste na relação. Uma relação conjugal necessita de manutenção diária para se manterem dia, pois a rotina adicionada com uma pitada de imaturidade de uma das partes, pode gerar um forte desinteresse pelo outro. Aí a relação desce pelo ralo.
d) Pecados não confessados.Dificilmente alguém consegue olhar dentro dos olhos devendo alguma coisa ao outro.
e) Ausência de caráter. Aqui se origina a imaturidade de uma das partes.
Saber se ainda há jeito é um bom questionamento pra quem deseja recomeçar. Também deve-se procurar saber se a outra parte está disposta a reatar a relação. A pessoa que trai tem a oportunidade de se retratar e pedir perdão á parte traída. A parte traída por sua vez poderá ou não aceitar o pedido de perdão. Como diz o ditado: Quem bate esquece. Mas quem é vítima jamais. A parte traída pode pode até entrar em juízo com pedido de reparação de danos morais e ressarcimento por constrangimento etc.
Não se desespere ao tomar ciência de que seu cônjuge está te traindo. Tudo precisa ser confirmado. Procure pessoas experientes da área de aconselhamento conjugal ou afins, no sentido de que você possa receber boas orientações. Não caia na bobagem de praticar qualquer ato de agressão com a pessoa que porventura esteja se relacionando com seu cônjuge tentando te separar dele. Sendo você evangélico(a) procure viver a palavra. Há casos em que a pessoa só percebe o descaso que sempre fez com a Santa Palavra depois que passa a ser vítima de situações assim. Nada acontece em nossa vida por acaso.Você pode tirar lições de tudo na vida, mas jamais caia nos laços da traição.


Rev. Renilson Ornelas
Ministro do Evangelho
Pastoreando com Seriedade e Responsabilidade no Modelo de Jesus Cristo




     


Sem comentários:

Enviar um comentário