O NOVO SALÁRIO MÍNIMO 2013 E AS FAMÍLIAS
Os Reajustes tem sido Justos?
Rev. Renilson Ornelas
HISTÓRIA - O Salário Mínimo Brasileiro foi criado em 1º de Maio de 1938 no governo de Getúlio Vargas pela Lei nº 185. com o objetivo de atender com o mínimo, trabalhadores e as famílias de baixa ou sem nenhuma renda. O primeiro reajuste do SMR ocorreu em 1943, tendo outro rfeajuste em dezembro daquele mesmo ano.
LEGISLAÇÃO - O Cap. III da CLT de 1943, baseando-se no salário mínimo diz que, sendo mínimo, esse salário deve ter condições de suprir as necessidades normais do trabalhador e suas famílias no que diz respeito a transporte, vestuário, alimentação, higiene. A Constituição de 1946 ratificou estas necessidades. A Constituição de 1988 em seu artigo 7º Inciso V reafirma: O Salário Mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado,capaz de atender as suas necessidades básicas e as de sua família com: Moradia, Alimentação, Educação, Saúde, Lazer, Vestuário, Higiene, Transporte e Previdência Social com reajustes periódicos que lhe preserve o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim. Quem regula diretrizes para a valorização do Salário Mínimo é a Lei nº 12.255/2010, a qual revoga a lei 11.944/2009.
OS PROBLEMAS DA NAÇÃO
A letra do Hino Nacional Brasileiro é algo extraordinário. Os autores visualizaram muito bem o potencial e as dimensões deste país. Ficamos assustados com as diferenças econômicas aqui ainda existentes. Basta olhar para nossas metrópoles. MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA: Como em alguns outros países, a maior parte da renda se concentra nas mãos de uma minoria, que dita as normas, fazem as leis, que integra a chamada classe A. Esse dinheiro ficando concentrado no eixo das elites não tem como chegar ás mãos dos menos favorecidos para que estes possam ter uma vida melhor. A CORRUPÇÃO - Infelizmente tem origem nas esferas do país onde jamais deveria. Por isso muita gente se engalfinham, brigam, se ofendem nos debates políticos e se matam. Eles desejam ardentemente o poder. Querem a todo custo estar no poder. No comando. Controle!
REALIDADE - No momento o Brasil passa por um período chamado das vacas gordas(mas não tão gordas assim), mas os ventos anunciam necessidade de precaução, tanto por parte do governo quanto de cada brasileiro, o que exige um sério controle da inflação. De setembro até hoje os alimentos subiram assustadoramente. Um desodorante que comprava a 3,70 em fevereiro/2012 agora entre Dez e Jan/2013 custa 6,75. Isso na Bahia. Imagine em Brasilia! Pela lógica contábil,o valor real e adequado do Salário Mínimo hoje deveria ser de 2.194,00.
COMO FICA MINHA FAMÍLIA?
É hora de economizar. Economia não deve ser atividade só dos técnicos do Banco Central ou dos técnicos das Bolsas de Valores ou acionistas das grandes empresas. Economia doméstica é o planejamento financeiro para o controle dos gastos elaborados em casa. Não deixem de sorrir, de adorar a Deus e acreditar que dEle tudo provém. Que Ele é o dono do ouro e da prata e que sem Ele nada aqui existiria. Vamos reclamar a corrupção,as injustiças sociais, o caos na saúde a violência generalizada, o desrespeito ás famílias e orar para que a ganância dos "Grandes" seja banida, e que nosso querido Brasil se converta ao Único que é digno de receber toda honra, toda glória e toda a adoração. O Único Mediador entre Deus e os Homens (I Tm.2.5). Nossa esperança é Jesus.
Rev. Renilson Ornelas
Ministro do Evangelho
Pastoreando com Seriedade e Responsabilidade no Modelo de Jesus Cristo