quinta-feira, 30 de maio de 2019

PORQUE CRESCE TANTO A VIOLÊNCIA NO BRASIL?


Famílias que choram, são famílias que sofrem.

Rev. Renilson Ornelas

Essa é uma pergunta que, mesmo parecendo trazer uma solução para o problema, termina sempre com outros questionamentos mais profundos por parte dos cidadãos e das famílias de nosso país. Questionamentos estes, sempre sem respostas, os quais parecem não terem fim. Tem sido grande o número de crianças, policiais, pessoas comuns e trabalhadores vitimadas todos os dias por essa avalanche de violência que hoje impera no Brasil. Sabemos que a população cresceu e com o advento da Internet e a má interpretação do regime democrático, parece que as pessoas foram perdendo aos poucos o bom senso e o senso de ordem, respeito e moralidade. Mas não precisa ser inteligente demais pra saber quem está por detrás de tudo isso. Todos os dias os jornais escritos, radiofônicos e televisivos divulgam incansavelmente genocídios, latrocínios, e outros tipos de crimes os quais parecem nunca terem fim.
É grande o número de famílias entristecidas e perdidas em seus desgostos por terem perdido parentes para o narcotráfico e sua guerra. O que fazer?Verdade é que, de acordo com a ONU/BRASIL, sete em cada dez pessoas assassinadas, são negras; sendo estas na faixa entre 15 e 19 anos de idade. Note que, para cada Cem Mil habitantes, 12% desses assassinados não são negros, enquanto 88% são negros sim. 

Ao tempo em que a mídia capitalista(que também pode ser conhecida como Mídia Nociva) corre desesperadamente por elevação de sua audiência através da maciça divulgação de tantos crimes e assassinatos de cidadãos comuns, o brasileiro e suas famílias continua se sentindo amedrontado, encurralado em sua própria residência e refém da marginalidade, da criminalidade e seus agentes causadores.

Como cristãos, apresentamos Jesus Cristo como fonte única de Salvação para os homens, pois a doutrina cristã tem o poder de transformar o homem mau em um verdadeiro homem de bem; enquanto Satanás o destrói completamente lançando-o nos pântanos da vida marginal
Mas, depois de tantos anos de vida(por volta de meio séculos bem vividos), conhecendo muito bem o nosso país e sua pobre política, chegamos a conclusão que o problema da violência no Brasil pode ser erradicada - ainda que não totalmente - por intermédio de, além do que já apresentamos linhas acima,  uma séria reforma em nosso Código Penal Brasileiro, de uma retomada de postura mais responsável de nossos políticos, autoridades constituídas e projetos práticos de ressocialização nos presídios. Sabemos é claro, que há alguns presos de difícil recuperação, pois são de alta periculosidade. Mas as famílias brasileiras estão precisando de PAZ. A interpretação do que é, e vem a ser a "Democracia" ainda é deturpada na cabeça de muita gente nesse país. Confundem democracia com anarquia, do mesmo modo como confundem liberdade com libertinagem. O Atlas da violência em nosso país é algo assustador (o Rio de Janeiro dispara na frente), apresenta dados alarmantes, semelhantes aos de guerras ao redor do mundo(http://www.ipea.gov.br).Enquanto as autoridades constituídas e suas instituições não se posicionarem de forma moral, combatendo a corrupção sistêmica e o abusos, certamente famílias inteiras continuarão clamando por justiça. Policiais continuarão sofrendo opressões da marginalidade, enfim, lágrimas continuarão a rolar em seus rostos. Pensemos nisso.


Rev. Renilson Ornelas é Ministro do Evangelho, Terapeuta de Famílias e Casais, Pós graduado em Psicologia Pastoral,Mestre em Teologia nas áreas de Ciências Sociais da Religião e Antigo Testamento.



Sem comentários:

Enviar um comentário