Saúde

A FAMÍLIA E NOSSA SAÚDE.
THE FAMILY AND OUR HEALTH.

NOTA: Os artigos postados nesta seção têm caráter apenas informativo. Não funciona como orientação médica. E por fazer parte de um site relacionado a família, visa apenas estimular as pessoas a cuidar melhor de sua saúde. Recomendações práticas devem ser prescritas por seu médico.
Resultado de imagem para saúde

CONHECENDO MELHOR O ZICA VIRUS

Questionando os casos de Microcefalia.

Muitas famílias tem vivido apavoradas com esse fato, inclusive as gestantes.Os adultos se protegerão; mas todos deverão se preocupar com as mulheres grávidas e as crianças ainda em formação. As informações até então divulgadas pelos órgãos gestores de saúde a nível nacional e também da OMS, são insuficientes. Pesquisem bastante, tenham senso crítico para poder formar uma opinião segura a respeito dessa coisa que tem apavorado os brasileiros nestes últimos dias. Existem muitas perguntas que ainda não foram respondidas em relação ao Zica vírus. O governo tem dito que o problema tem sido causado através do mosquito causador da Dengue. Mas em relação a essa tese, é preciso atentar para o fato de que existe duas versões do Mosquito  (Aëdes aegypti e Aëdes albopictus): O mosquito original e aqueles produzidos em laboratórios, os quais foram soltos no país para combater os mosquitos originais. Possa ser que o problema não esteja no mosquito. Os infectologistas e cientistas brasileiros precisam trabalhar seriamente para que o governo brasileiro possa dar uma resposta satisfatória a todas as pessoas afetadas direta e indiretamente com seus bebês. A outra observação deve focar nas vacinas; sua produção, validade, lote e composição. O questionamento extra que surge nesse momento é: nos países onde o mosquito sempre atuou gerando a dengue(a África por exemplo), já se constatou algum caso de Microcefalia antes ou paralelo ao mesmo período em que ela explodiu aqui no Brasil? De quem seria a responsabilidade? O governo estaria sendo sincero com seus patrícios em relação a origem desse problema, ou realmente não se tem certeza da fonte? É pra se pensar! Os sintomas dessa anomalia podem ser conhecidos: Febre (as vezes chega perto dos 40 graus), Dor nas articulações, Dor de cabeça, carocinhos avermelhados tipo sarampo, Cansaço intenso físico e mental etc. Alguns especialistas afirmam que faz parte da mesma família da Dengue e Chicungunya. Portanto, se faz necessário pesquisar bastante, entrando inclusive no site do Ministério da Saúde(www.saude.gov.br) , ligar para lá, enviar E-Mails em massa, questionando as autoridades afim de que possam nos dar respostas plausíveis sobre essa situação, e o que elas tem feito de concreto para erradicar o Zica Vírus.
____________________________________________________ 

PREVENÇÃO COMEÇA EM CASA !
_____________________________

CUIDADOS PARA UMA BOA GRAVIDEZ.
Rev. Renilson Ornelas e Valdelice Ornelas
Ficar gestante e dar a luz é o sonho de todas as mulheres que almejam ter uma família completa. Mas para que uma gravidez se desenvolva em perfeito estado, uma série de cuidados se faz necessário, pois isso será bom tanto para o bebê quanto para a sua genitora. Alguma mulheres, pelo fato de já ter dado a luz a filhos anteriormente, não necessita de muitas orientações quanto aquelas que estão começando sua vida a gora, no que diz respeito ao fato de terem de sue(ou sua) ginecologista a notícia de que estava grávida.  Ao anunciar para a família que está realmente grávida, as primeiras orientações sempre vem dos pais, pois são experientes e de fato sabem o que falam e transmite para os iniciantes na arte de ser mãe. Todo cuidado que a gestante possa ter será de grande valia, pois tais cuidados protegerão a ela mesma quanto ao novo ser que agora se forma em seu ventre. Para que o bebê possa nascer saudável, isso vai depender do cumprimento desses cuidados. Muitas mães ficam nervosas e embaraçadas com tantas recomendações. Algumas chegam a entrar em depressão por pensar que não poderá dar conta de tantas prescrições e "bombardeios" de todos os lados. Nossa dica aqui é que você memorize tais cuidados necessários  separando-os por áreas de risco. Vejamos:
CUIDADOS NECESSÁRIOS DENTRO DE CASA.
Geralmente, a casa constitui o lar, o ambiente de descanso e habitação de todas as famílias; por isso é o local onde a gestante passa maior parte de seu tempo. Apesar de estar dentro de casa, a mulher gestante precisa adotar alguns cuidados de suma importância para a sua proteção, de modo que nada de assustador possa  lhe acontecer, nem ao bebê. Cuidado ao manusear panelas a beira do fogão, ao entrar e sair do banheiro com o piso molhado, e caso seu marido resolva reformar a casa, será bom não ficar nela enquanto a reforma não acabar, pois não é recomendável inalar poeira e sentir cheiro de tinta e outros desconfortos mais.
CUIDADOS NECESSÁRIOS FORA DE CASA.
Fora decas os cuidados para uma gestantes são muitos; pois em sua casa a segurança é bem maior. Pois bem, Evite andar depressa, esbaforida, pois se continuar assim tropeções poderão surgir bem á sua frente, e você poderá esbarrar lá sabe onde. Ande atenta com os buracos nas calçadas, com bicicletas e outras coisas mais. Caso sinta tonturas intermitentes, procure o seu médico, comunique o fato a ele e pergunte-lhe o que você deve fazer.
CUIDADOS NECESSÁRIOS COM A ALIMENTAÇÃO.
Essa parte é muito importante, pois o bebê estará recebendo todos os elementos que o ajudará em sua boa formação. A mãe deve evitar comer as coisas em quantidades exageradas, principalmente os alimentos excessivamente doces e gordurosos. Também é bom fazer um Aconselhamento genético antes e durante a gravidez para que sejam evitados problemas futuros.
CUIDADOS NECESSÁRIOS COM O VESTUÁRIO.


Como um novo ser estará sendo gerado dentro da futura mamãe, o uso de roupas folgadas lhe dará maior e melhor conforto, principalmente ao perceber que a barriga cresce dia após dia. As roupas folgadas evitará desmaios por abafamentos repentinos e outros desconfortos. Nenhuma roupa deverá vetar a circulação. Sapatos com saltos extravagantes deverão ser descartados afim de evitar quedas.
CUIDADOS NECESSÁRIOS NAS VIAGENS.
Evite viajar em ônibus e outros tipos de veículos onde não houver uma boa ventilação. A mulher gestante poderá dirigir até alguns meses iniciais de gravidez. Mas ficará impossível quando a barriga ganhar uma maior dimensão. O uso do cinto de segurança se faz necessário.

CUIDADOS NECESSÁRIOS COM PRODUTOS DE LIMPEZA.

O olfato e a pele de algumas mulheres ficam muito sensíveis durante a gravidez. Mesmo estando acostumada com alguns produtos de limpeza, estando grávida verifique e leia o rótulo e suas orientações e riscos.
CUIDADOS COM O SONO.
Procure dormir na hora certa, evitando assim o cansaço por dormir muito tarde. Procure entender a vontade do bebê que está em formação dentro de você.
  _____________________________________________________

CUIDAR DE NOSSA SAÚDE DEVE SER ATIVIDADE INDISPENSÁVEL



Rev. Renilson Ornelas

A forma como nos alimentamos mostra para o mundo quem de fato somos. O início de uma reeducação alimentar é o primeiro passo para quem deseja viver um pouco mais esta única vida que Deus nos deu. Muitas são as perguntas que ao longo dos anos vem sendo feita por todas as pessoas, tanto as controladas quanto por aquelas que não possui controle para com a própria boca. Vale apena salientar que o problema de uma alimentação inadequada talvez não esteja na boca da pessoa, mas sim na mente dela. A mente recebe as informações que são transmitida pelos olhos e pelos demais sentidos; portanto, para que a pessoa consiga ter um melhor controle na área da alimentação, se fará necessário que ela doutrine a sua mente, que de fato é o mesmo que doutrinar-se a si mesma. O segundo problema das pessoas que comem mal está ligado também a sua condição social; e isso precisa ser levado em conta. Nos diversos relatórios  sobre a fome no mundo, divulgados pela ONU(Organização das Nações Unidas) todos os anos, é possível abismar-se com o alto número de pessoas e países que ainda sofrem com a realidade da fome. Melhorar alimentação deveria ser um ato voluntário, espontâneo, por parte de cada cidadão. Todos portanto, deveria obter este hábito desde cedo, e quando a idade avançada despontasse todos se livrariam das muitas doenças que hoje assola a humanidade. As pessoas precisam criar o hábito de ler mais e se informarem sobre como melhorar seus modos de alimentar-se, assistir palestras de nutricionistas etc. ao invés de permanecerem se alimentando de modo tão cruel. Frituras com óleos comuns, lanches rápidos de meio de rua, comer fora do horário, o consumo de frango branco criados artificialmente, o uso de refrigerantes, saladas mal lavadas, carnes(inclusive vermelhas) mal conservadas ou mal higienizadas, petiscos empacotados cheios de conservantes e glúten enfim, não são saudáveis nem recomendados para quem deseja uma boa saúde.
Lamentavelmente, os fabricantes dos alimentos de alimentos artificiais não são verdadeiros quando prestam informações a respeito dos mesmos. Muitas das informações contidas nos rótulos dos diversos produtos em circulação para consumo das crianças e dos adultos são incompletas, além de chias de corantes artificiais, conservantes, os quais só contribuem para o aparecimentos de diversas doenças, como se vê nos dias atuais. Comer bem também é uma questão de educação pessoal, equilíbrio e bom senso. Além do que foi dito linhas acima, devemos lembrar que, a má alimentação também gera problemas no sono, no coração, na circulação sanguínea e no relacionamento para com o próximo. Pensemos nisso.
__________________________________________________

O direito á saúde é de todos os brasileiros, e a Constituição Federal garante-nos. Este site do Governo Brasileiro pode ser acessado por qualquer pessoa que deseje melhores informações sobre saúde. Como cidadãos e contribuintes temos o direito de reivindicar.

_____________________________________________________


Todos um dia morrerão. Disso todos podem ter certeza. Mas enquanto tempo e oportunidade tiver, cuide melhor de sua saúde. Você não é Super Man.





Sem comentários:

Enviar um comentário