segunda-feira, 24 de dezembro de 2012


 CRIANÇAS ESPECIAIS
Como a família deve lidar com elas ? 

Rev.Renilson Ornelas,
Valdelice Ornelas


Sim, elas são diferentes!
Em nossas andanças por esse Brasil, alguns pais nos procuram  requerendo maiores informações em relação a maneira como devem tratar seus filhos especiais, os quais, logicamente possem algum tipo de deficiência. Apesar de não ser médico, mas com larga experiência na área de humanas trabalhando no pastoreio e aconselhamento de pessoas,casais e famílias especificamente, sempre procuramos transmitir um pouco de orientação até onde somos capazes de ajudá-los. 
Entendemos por crianças especiais aquelas que possuem algum tipo de problemas de saúde físico ou mental, que necessitam de maior atenção e cuidados especiais. Elas são portadores de problemas complicados, e, ou muito complicados : Altismo / Epilepsia/ Deficiência auditiva / Deficiência visual / Síndrome de Williams / Síndrome de Down / Deficiência mental e muitas outras.

As razões porque milhares de crianças nascem portando algum tipo de deficiência são muitas e diversas. As vezes os pais entram em depressão, enclausuram-se motivados pela vergonha ao invés de procurar mergulhar em informações para melhor cuidar. Os ateus e céticos costumam negar enfaticamente a existência de Deus diante do quadro que se apresenta, como se tal afirmação fosse o bastante. Quando há todo um acompanhamento e monitoramento durante a gestação, as mamães costumam ficar bem mais tranquilas e confiantes de que a criança venha nascer perfeita.Mas o que dizer quando tudo corre perfeitamente mas a criança nasce portadora de uma síndrome? A verdade é que algumas só passam a se desenvolver com o tempo após o nascimento, enquanto outras tem o problema detectado ainda na placenta durante seu desenvolvimento. Doenças infecto-contagiosas do tipo Sífilis, Rubéola, Toxoplasmose e outros problemas como Alcoolismo, consumo de Crack, Anfetaminas e substâncias químicas podem afetar o bom desenvolvimento de um feto comprometendo a sua boa formação, fazendo com que venham nascer mongoloides, debiloides, surdas, cegas ou até paraplégicas. Há também os casos em que, por causa de auto-medicação a mãe termine danificando a boa formação conforme já mencionamos anteriormente. A pré maturidade do feto,fatores genéticos, alterações cromossômicas também são causas para justificação pra tantos problemas assim. Uma outra causa que tem contribuindo para a deformidade de muitas crianças ainda na barriga da mamãe(e isso não é coisa nova) são os  espancamentos e a violência sofrida pela mãe por seus parceiros; as vezes embriagados e, ou sob efeito de drogas, ou bem conscientes do que estão fazendo. Muito das vezes motivados por questões banais, do tipo ciúmes, discórdias domésticas etc.
As deficiências psicossociais, também conhecidas como deficiência psiquiátrica entrou para o rol das deficiências em 2006, passando a ter maior atenção por parte da medicina.
A Síndrome de Down é uma doença de retardamento mental resultante dum desarranjo dos cromossomos. Pessoas com tal deficiência tem o seu desenvolvimento físico e mental mais lento se comparadas com as demais. Mas isto não as impedem de se integrar no meio comum entre todas as pessoas.Vai ser necessário maturidade, compreensão e muito amor. A família deve em primeiro lugar procurar conhecer a história da síndrome, participar de congressos, fóruns de debates , oficinas em instituições tipo AACD, Hospital Sara Kubitschek, Associações de apoio a crianças com deficiências, estudar bastante sobre o problema, seu desenvolvimento, medicamentos, os novos métodos e medicamentos para o tratamento etc. Mas é necessário que toda a família não só demonstre amor para com a criança, mas amá-la de verdade dando-lhe toda atenção .


Geralmente as famílias nunca perdem a esperança de ver suas crianças serem curadas. Como ministro do Evangelho,devidamente ordenado e consagrado por Deus, já vivenciei muitas experiências de pessoas com deficiências físicas e mentais serem curadas pelo poder e misericórdia de Deus. Enquanto milagres não acontecem, o maior remédio para nossas crianças especiais é muita dedicação e amor.



Rev. Renilson Ornelas
Ministro do Evangelho
Pastoreando com Seriedade e Responsabilidade no Modelo de Jesus Cristo
Nada é impossível para Deus.

Chat















Sem comentários:

Enviar um comentário