sábado, 5 de janeiro de 2013


A VISÃO ERRADA DO PRECONCEITO NOS DIAS ATUAIS (Parte I)
O abuso e mau uso da expressão, a fuga da verdade
A Bíblia, a família e a cidadania

Rev. Renilson Ornelas


...E taparam os ouvidos para não ouvirem a Palavra (Atos 6.)

De uns anos pra cá o Brasil, motivado pela modernidade de outros países, e também por necessidade e medo de ficar para traz , visto como cafona diante de temas atuais que bombardeiam boa parte do mundo, vem crescendo em alguns setores e ramificações que antes eram obsoletas. O país vem recebendo elogios diplomáticos e títulos tem sido outorgados ao povo heroico,brado,  retumbante, forte, impávido,colosso, que não desiste nunca. Observa-se que, devido ás conquistas trazidas depois das diretas já, pela sétima constituição(1988), alguns grupos sedentos em não só firmar espaço ao sol, mas também de possuir pleno domínio sobre as coisas, sobre as pessoas e sobre os temas gerais da nação, iniciaram uma trajetória perigosa no uso da expressão preconceito. Estamos presenciando uma situação séria que ameaça a liberdade de pensamento(ver Título II, Cap. I art. Inciso VI da Constituição Federal) e expressividade dos cidadãos, das famílias e da Igreja. Esse comportamento tem chegado a tal ponto de maneira que o que se percebe é uma campanha sutil (aos poucos vai se revelando) e amarga, cujo objetivo é a proibição do direito da fala. Assim como o direito de ir e vir, o direito de expressão livre do pensamento também é universal. Preconceito é todo conceito feito antes de se averiguar a verdade sobre tal coisa. Não significa dizer que quando não se aceita tal ideologia  isso possa ser discriminação. Ninguém é obrigado a aceitar algo que lhe é oferecido ou imposto contra sua vontade. algo que pretendam lhe empurrar goela á baixo, á força. Sentindo-se coagido, o cidadão deve exigir e buscar seus direitos. A Bíblia é o manual de vida daqueles que se arrependeram de seus pecados e entregaram suas vidas á Jesus. Além de cidadão, todo cristão recebe de Deus a responsabilidade da pregação do Santo Evangelho. Em Mateus 28.16-20 Jesus ordena aos seus discípulos: Portanto, ide por todas as nações e pregai a toda a criatura, ensinando e batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.E este evangelho do Reino será pregado a todas as nações. O fato de se desejar prender alguém por pregar o evangelho(principalmente nos países que se dizem cristãos como o Brasil) é comportamento repudiável, estranho e inaceitável. Nenhum país pode se dizer cristão rejeitando a pregação do evangelho ou criando mecanismos para coibir, neutralizar e extinguir o anúncio da Santa Palavra de Deus. O Livre arbítrio pertence a todos os homens, de modo que aquele que ouve o apelo de salvação tem o direito de aceitar a Jesus ou se recusar a fazê-lo. O evangelho é apresentado ao pecador por meio do convite que o próprio Jesus fez: Vinde a mim todos vós que estás cansados oprimidos e sobrecarregados e eu os aliviarei (Mt. 11.28-30). Agir assim é fazer o que Jesus fez. É um absurdo também a facilidade como tais movimentos conseguem influenciar a jurisprudência, a ponto de se criar e aprovar meios para condenar os cidadãos que ousarem discordar de seus pontos de vista. Absurdo também é ter de aceitar o sofisma de que, qualquer discordância hoje deve ser entendida como preconceito. Por exemplo, se um filho der um palpite discordando da cor do chinelo escolhido por seu pai isto é preconceito(?), Se a mãe reclama com sua filha das baixas notas no boletim do semestre isso também é preconceito(?). Sabemos que espancar qualquer pessoa é um ato covarde, mas não se pode aplicar o termo preconceito a um pai só porque privou seu filho de algumas regalias chamando-lhe atenção verbalmente. Ao fazer isso tal pai primava pela preservação filho já focalizando seu futuro. Seria preconceito uma mãe proibir sua filha menor praticar sexo com seu namorado antes do casamento? 
Não estaríamos nós sendo preconceituosos também ao achar ser preconceito quando de fato não existe? E aí, o que fazer? Considerar como equívoco ou má interpretação? O que se nota nos dias atuais, principalmente no Brasil, é que a expressão preconceito passou a ser utilizada sem nenhuma responsabilidade, ou conhecimento jurídico-científico. Essa mobilização que ora toma o termo preconceito para si numa desesperada busca de defesa e justificação (caindo então em contradição consigo mesmo) pecam quando dizem que a Bíblia, Deus, Jesus Cristo e Paulo apóstolo são preconceituosos. Jesus foi crucificado justamente porque a verdade pregada por ele incomodou as elites de sua época. Pôncio Pilatos(como se já não bastasse os escribas e fariseus) frente a frente com Jesus lhe questiona: O que é a verdade? Jesus então responde: Tu o dizes!  Em João 14.6 Jesus diz: Eu sou o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. João batista foi morto a mando do Rei Herodes(obedecendo o capricho vingativo de  Herodias)teve sua cabeça cortada e posta numa bandeia porque condenou o pecado do próprio Herodes numa relação de adultério com a mulher de seu irmão Felipe. Seria preconceito da parte de João? Depois de ter planejado e matado o seu soldado Urias para se apossar de Bate-Sheba (Crime qualificado e adultério) o Rei Davi é exortado pelo profeta Natã por sua ridícula escolha, o qual o repreende repudiando tal ato. Natã foi preconceituoso com o Rei Davi? Portanto, todo cidadão tem a liberdade de exercer a sua cidadania. O que vemos então? Temos visto grande ameaça para a família, para a fé cristã, para a Bíblia, para o casamento bíblico, para o exercício da cidadania.   Estamos vendo também um forte desejo conspirativo de se proibir a pregação do evangelho, e sede para se estabelecer controle sobre tudo. Do jeito que as coisas caminham, em pouco tempo teremos de pagar taxa mensal para respirar o ar livre que circula nas nações, o ato de respirar e até fazer xixi será preconceito.


Rev. Renilson Ornelas
Ministro do Evangelho
Pastoreando com Seriedade e Responsabilidade no Modelo de Jesus Cristo




Sem comentários:

Enviar um comentário