quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O CRACK E A FAMÍLIA.
Sofrimento que parece não ter cura.

Rev. Renilson Ornelas


Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres(João 8.36)

Não temos nenhuma pretensão de apontar aqui soluções instantâneas para esse problema que tem ganhado proporções assustadoras nas ruas, becos e vielas de nosso país. O mais estarrecedor é o número de jovens e adultos que tem sido ceifados pelo uso e consumo dessas drogas. Dentre as tantas, o Crack é um tipo de droga com uma rapidez assustadora para tornar o usuário num dependente.Seu uso é devastador, atinge quase todos os órgãos vitais do corpo humano levando o usuário á morte.As últimas pessoas a acreditar que o adolescente ou o jovem está usando a droga geralmente são as próprias mães. é uma situação jamais pensada por elas. Muitos adolescentes escondem o fato até que se descubra. O susto e a surpresa para o desespero dos pais ocorre quando policiais invadem suas ruas ou residencias a procura dos mesmos, ou quando não para lhes comunicar a morte entre gangues na disputa por pontos de vendas. A luta da família começa exatamente no momento em que tomam conhecimento e consciência do uso por parte da criança ou do jovem. Aí começará uma longa peregrinação em busca de cura. Haverá relutância pois são pouquíssimos usuários dispostos a aceitar tratamento por internação em clínicas ou centros de recuperação de viciados.Há um debate no país onde se estuda a possibilidade do internamento compulsório, ou seja, internar os usuários mesmo que eles não queiram.Acreditamos que quando o dependente recebe apoio e carinho da família a internação pode ser viável de forma diferente e mais amigável.

COMO DEVEM SE COMPORTAR OS PAIS?

1- Averiguar até onde a situação é verdadeira
2- Procurar se informar sobre o tipo ou tipos de drogas quem vem sendo consumido,
3- Procurar endereços de Centros e Clínicas de Reabilitação e recuperação
4- Se informar sobre os prejuízos e danos ocasionados por tais tipos de drogas através de palestras, congressos e seminários de combate e prevenção,
5- Não abandonar o jovem. Mostrar a ele o quanto a família o ama e que todos estão dispostos á ajudá-lo
6- Conversar com profissionais ou pessoas que entendam do assunto, procurando absorver boa gama de informações afim de saber como lidar com esta nova situação,
7- Manter a calma, jamais entrar em pânico, principalmente nos momentos de crises de abstinência.

O governo dispõe de lista de muitas clínicas e centros para tratamento de pessoas que precisam de tratamento nesse sentido. Basta acessar:
a) www.brasil.gov.br.centros de reabilitação
b) www.senado centros de reabilitação de dependentes. Além destes endereços a família pode procurar também www.desafiojovemsalvadorxpg.com.br.

O trabalho realizado pela igreja evangélica no tratamento para recuperação de usuário e dependentes de drogas ao longo de muito anos é apreciado por esta nação. Verdade é que, tanto pelos órgãos governamentais ou pelo trabalho pastoral, o dependente químico precisa QUERER ser tratado. O seu desejo tem papel fundamental para seu processo de recuperação. O trabalho feito debaixo do poder da Santa Palavra de Deus vai nas profundezas da alma do homem. O Espírito Santo(O consolador) é quem convence o homem do pecado, da justiça e do juízo). Há casos em que a recuperação do viciado ou dependente necessitará passar por um processo de libertação espiritual, e não somente tratamento clínico. Aceitar a Jesus como Senhor e Salvador não é uma decisão filosófica(leia João 3.1-8). O tratamento desenvolvido pelos centros e clínicas evangélicas procuram mergulhar todos os internos numa busca constante de Deus por meio da oração bíblica, meditação diária da Bíblia e disciplina cristã. Quando o homem desgarrado se volta para Deus de forma séria e responsável as mudanças são notadas.Graças a Deus é também grande o número de autoridades e homens e mulheres hoje fluentes no Brasil que muito foram ajudados pelo trabalho realizado pelas igrejas evangélicas e seus centros de recuperação.
Não desista! Há libertação pra você. Comece aceitando a Jesus. Diga, confesse para ele o que você deseja e o resto ele mesmo se encarrega. Ele quer te tirar do buraco do inferno.


O DESESPERO E A IMPACIÊNCIA NUNCA RESOLVE.

Rev. Renilson Ornelas
Ministro do Evangelho
Pastoreando com Seriedade e Responsabilidade no Modelo de Jesus Cristo.





Sem comentários:

Enviar um comentário