sábado, 1 de junho de 2013


 NAMORO EVANGÉLICO.
PARÂMETROS 
Desafios para as próximas gerações neste mundo sem limites.

Rev. Renilson Ornelas


Certo dia passando em frente a uma residência  e vimos um casal de jovens de mãos dadas assentados no rol daquela casa e algo  chamou a a nossa atenção. Eles estavam  com um largo sorriso na face num clima de namoro. Pareciam realmente felizes. Na verdade, presenciar situações bonitas assim nos coloca num patamar de estranheza, devido ao modo como nossos jovens tem se comportado na presente época, devido ao avanço na forma de se namorar e se relacionar. As pessoas costumam achar que ser evangélico é ser cafona, como se fôssemos seres doutros mundos, doutra galáxia. Pelo fato do cristão se vestir de maneira modesta e sem escândalos, alguns repudiam tal comportamento e passam a caçoar, zombar e até fazem Bullying nossos jovens e adolescentes, quer seja nas escolas, empresas, faculdades etc pois não aceitam a ideia do evangélico ser e pregar o que prega. Muitos de nossos jovens e adolescentes entram em crise face a tantas pressões e tentam adotar novos visuais com novos comportamentos, visando agradar aos que estão a sua volta. O risco de ter que mudar de identidade é a negação de si mesmo e a renúncia de sua fé original. Tal decisão será muito dolorosa para os jovens e adolescentes que nasceram em berço evangélico e tiveram toda sua formação pautada na Bíblia. No desenvolvimento do adolescente e do jovem, o namoro faz parte dessa trajetória. Está inserido em sua caminhada. Os pais precisam conversar bastante com seus filhos nessa faixa etária, a fim de que eles não se sintam desamparados, pois pode ser que nunca tenham experimentado o primeiro beijo. O namoro de um jovem evangélico precisa de parâmetros. Quando falamos de parâmetros estamos falando de postura, comportamento, limites, respeito, temor, e até onde podemos ir. (Seria interessante se você indicasse este artigo a seus colegas e seus pais). Vejamos então o que precisamos aprender no tocante ao que sugere o título desta matéria:

@ O SEXO NO NAMORO CRENTE É NORMAL? O que deve ser levado em conta aqui é se existe conversão de verdade na vida de ambos. A Bíblia diz que, aquele que está em Cristo uma nova criatura é; as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo(II Co.5.17). O apóstolo Paulo em sua Carta aos Corintios, cap.7 fala sobre defraudação. Defraudar significar faltar com o devido respeito, o que é anti ético, antibíblico.Esse desrespeito ao corpo do outro é repudiado por nosso criador o qual pergunta:Vós não sabeis que o vosso corpo é tempo onde habita o E.Santo? O ato sexual deve ser usado somente após o enlace matrimonial. Os crentes que praticam o sexo antes do Sagrado Matrimônio está indo na contramão daquilo que a Bíblia prescreve.Estão se igualando ao mundo, á aqueles que nunca conheceram a Santa Palavra de Deus. Portanto, praticar sexo durante o namoro jamais deve ser aceito como algo normal pelos evangélicos.Isto é rebelião declarada á Deus.É desobediência.

@ O QUE HÁ DE MAL PASSAR A MÃO EM PONTOS E PARTES ÍNTIMAS? Quando os jovens se comportam deste modo estão sempre buscando algo mais e sensações maiores, o que de fato poderá levá-los á prática do ato sexual. Devido as maciças propagandas e filmes que apelam para o sensual,a mente dos jovens estão impregnadas de sensualidade. É preciso que ambos se esforcem para ter um namoro decente, de modo que possam desfrutar das promessas de Deus  antes, durante e após esse período. A Bíblia diz que: Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião,que não se abalam mas permanecem para sempre. Respeitar e Esperar deve ser o melhor a ser vivido. Deixem as coisas acontecerem na hora certa. Não coloquem os carros á frentes dos bois.

@ MEUS COLEGAS FICAM QUASE TODOS OS DIAS. POSSO FICAR TAMBÉM? O que diferencia um jovem mundano de um jovem evangélico é seu respeito a Deus, sua vida de oração, a sua linguagem, seu modo de tratar as pessoas,etc. A prática de FICAR foi importada; tal como a comemoração do dia das bruxas(Halloween)e muitas outras manias entre os jovens e adolescentes. Como essa geração vive muito levada pela energia, embalo, baladas, Rock in Roll etc. ficou muito fácil aderir a tal prática de fazer sexo com o outro sem nenhum compromisso.É o tal do Pegou Largou. Se algum jovem ou adolescente se diz evangélico e anda praticando tais coisas certamente ainda não se converteu de verdade. Talvez a questão aqui não seja "Se posso ou não posso", e sim olhar para si mesmo e perguntar: Em meus passos, que faria Jesus? Todos os jovens e adolescentes que seguem por esse caminho terminam descambando para mais longe, e envolvem-se no mundo das drogas tais como crack, anfetaminas etc. Não seja um jovem conduzido pelas coisas erradas que seus amigos fazem. Viva segundo as escrituras.

@ O USO DE ENERGÉTICOS PODE ME ESTIMULAR PARA A PRÁTICA SEXUAL? A ideia dos energéticos surgiu motivada pelos homens que praticavam fisiculturismo e outras competições em certa época. Hoje existem variedades de energéticos no mercado. Os jovens e adolescentes motivados pela necessidade de resistir um pouco mais ao sono e ficarem mais tempo nas baladas, passaram á consumir energéticos de forma compulsiva e abusiva. Os médicos alertam para as consequências do uso excessivo de tais produtos pois podem afetar o coração ainda muito cedo. Alguns energéticos são fabricados para estimulação sexual, e por isso nossos jovens correm atrás como um bando de loucos.Como servos de Deus precisamos estar atentos.

@ MINHA COLEGA USA SEMPRE A PÍLULA DO DIA SEGUINTE. E AÍ? A pílula do dia seguinte foi criada para socorrer muitas mulheres que esqueciam de tomar no dia certo seus contraceptivos, evitando então a fecundação para uma futura gravidez. Nenhum anticoncepcional é feito para adolescentes. Os médicos entendem que a mulher só deveria engravidar quando seu corpo estivesse totalmente formado e capaz de alojar em seu ventre um novo ser. Crente em Jesus que faz uso da PDS(Pílula do Dia Seguinte) está andando em direção contrária á aquilo que foi determinado por Deus.

@ QUE RISCO HÁ EM ENGRAVIDAR AOS 11 OU 17 ANOS? Os riscos são muitos, principalmente porque o corpo do adolescente ainda está em formação e não preparado para gerar uma criança. Isso acontecendo tudo será acelerado pelo próprio corpo afim de atender as exigências impostas pela natureza.O corpo tomará um susto, tendo tudo como surpresa e procurará fazer o melhor para a criança. A mãe precoce sentirá um pouco, mas se tiver um acompanhamento pré-natal bem feito a criança poderá nascer sem problemas; mas se o corpo da jovem mãe for incapaz de dar conta dessa tarefa certamente a criança nascerá prematura. Nossos jovens e adolescentes estão engravidando muito cedo devido o incentivo dos meios televisivos, os filmes, as revistas, a internet e o surgimento de muitos movimentos que apregoam a estravagãncia sexual.
Os parâmetros para um bom namoro começa pelo lema Quem ama espera.


Rev. Renilson Ornelas
Ministro do Evangelho
Seriedade e Responsabilidade no Oficio de Pastorear
www.pastorfamilia.blogspot.com
Acesse, Participe, Divulgue!








Sem comentários:

Enviar um comentário