sexta-feira, 2 de janeiro de 2015



É POSSÍVEL A RESTAURAÇÃO DO MEU CASAMENTO?


A pergunta inicial que os casais fazem é: Que devo fazer? Falar de casamento nos dias atuais tem sido um dos assuntos mais badalados. Isso devido as oscilações que ele tem sofrido em virtude das mudanças e inovações experimentadas no momento. Apesar de certa oposição ao casamento, ainda há uma grande massa que acredita e luta por sua preservação, inclusive à luz da Bíblia. Os problemas que surgem durante a convivência do casal são naturais, em virtude da complexidade da mente humana. Ninguém pensa igual o tempo todo mesmo dormindo juntos. O desandar do casamento decorre por exemplo, da falta de harmonia que sempre nasce pela ausência de entendimento, tanto do marido quanto da esposa. A crise no relacionamento conjugal surge e cresce exatamente no momento  em que na visão do casal já não resta mais nada a fazer. O sofrimento neste momento é muito grande e acarreta diversos tipos de doenças na vida do casal e da a família. Geralmente o sofrimento dos filhos gera grande preocupação. Em meio às crises muitos casais costumam perguntar: é possível a restauração de um casamento em crise? resposta é sim.  Infelizmente muitos casais se ajuntam sem nenhum sentimento responsável de ternura pelo outro. Em muitos casos os encontros se dão em meio a muita euforia, e as mentes dos envolvidos não estão preparadas nem afim  de um relacionamento sério. Temos também aqueles casos em que o homem se vê obrigado a assumir a mulher depois desta lhe comunicar uma gravidez indesejada, não planejada. Em toda a Bíblia a palavra restauração se faz presente, manifestando a misericórdia de Deus para com aqueles que o amam.
Em Jeremias dezoito na narrativa do Vaso nas mãos do Oleiro, o Senhor olha para o profeta e pergunta: Porventura não posso fazer deste vaso(que se quebrou) outro vaso novo? Deus tem interesse na felicidade de seus filhos, por isso a restauração é anunciada por ele. No livro do profeta Isaías ele diz: Eis que faço nova todas as coisas. Se você não deseja o esfacelamento de seu casamento precisa então proteger a sua relação conjugal com seriedade. Existem pequenos detalhes que precisam ser observados e levados em conta para que isso seja possível:

a) Seja sempre sincero e transparente com seu cônjuge, b) Dê atenção, principalmente ao perceber tristeza no(a) companheiro(a), c) Quando falhar, demonstre arrependimento e corrija sua falha, d) vivam com propósito, e) Tenha desejo um pelo outro sempre, Demonstre seu amor, f) Seja leal um ao outro, g) Tenha prazer de estar em casa com seu cônjuge. h) Conversem sempre; dialoguem. i) Sejam maduros, j) Tomem cuidado com o ciúme descabido e sem sentido. i) Estejam sempre motivados no relacionamento. A restauração é possível a qualquer casamento em turbulência ou em fase de extinção.

Para tanto é necessário que haja, em primeiro lugar vontade do marido e da mulher que isso se torne possível. A falta de maturidade do casal e a raiva alimentada no coração contribui muito para que não seja possível o conserto e a completa restauração. A melhor maneira de manter o seu casamento vivo e ativo é não deixá-lo se estagnar. É protegê-lo de todos os ataques a ele dirigidos. Só se preocupa com a manutenção do casamento aquele que ama de verdade. Muitos casais deixam Deus bem distante de seus casamentos durante todo o tempo. Não leem a Bíblia, fazem descaso do evangelho(ou brincam com ele), não oram juntos e só em crises assim é que se lembram do criador. Ainda bem que, apesar da dureza de nossos corações, Ele é misericordioso. A Restauração é possível sim.

  

Rev. Renilson Ornelas
Ministro do Evangelho, Conferencista, Pós Graduado em psicologia pastoral, Terapeuta de Famílias e Casais com capacitação em Direito de Família.
Há mais de dez anos ministrando para Casais e famílias

Sem comentários:

Enviar um comentário