quinta-feira, 19 de outubro de 2017


QUANDO A ARTE DEIXA DE SER ARTE, E PASSA A SER EXPRESSÃO IDEOLÓGICA TENDENCIOSA NOCIVA.
Rev. Renilson Ornelas

Resultado de imagem para o homem pensador
Nossas crianças conseguiriam entender quando a arte não é arte ou precisariam de esclarecimento sobre isso? Há quem diga que a vida em si é de fato uma arte. Outros acrescentam dizendo que a vida se faz com arte. De um modo ou de outro, todos querem expressar suas opiniões a respeito do que vem a ser realmente a arte. Depois da polêmica com a exposição do homem despido, estirado no chão com uma criança lhe tocando curiosamente como se pretendesse conhecer o seu corpo, me coloquei a pensar não somente naquela cena, mas nas cenas que passariam a serem projetadas futuramente na mente daquela criança.
Mesmo com seu responsável ao seu lado, o evento e seus organizadores deveriam medir, previamente a repercussão que tal exposição suscitaria na comunidade nacional(e até internacional). Ficamos curiosos com o silêncio do Comitê Internacional de Direitos Humanos, o qual, ao que nos parece, esperou primeiramente a manifestação da comunidade ética e a reação dos pais que ainda possuem bom senso, para fazer alguma coisa(se é que fez). 
Se as pessoas nesse país (e talvez até no mundo) não atentarem para o limite das coisas que se  arvoram a praticar, o banal, o ridículo, o antiético, o bizarro e o vergonhoso passarão a serem aceitos como normal. Acreditamos que o regime democrático, criado pelos gregos(tendo Sócrates com sua expressão maior) é um regime bom para se conduzir uma sociedade, pois o povo tem participação nas decisões, não sendo abandonado em suas falas ou suas reclamações ignoradas. Mas se essa democracia ignora o bom senso, os valores e seus princípios morais...aí alguém precisa ter uma voz capaz de frear essa bagunça, onde o tudo pode vai ganhando espaço, sendo permitido, quebrando regras. 
Qual é realmente a função da arte? A pergunta de contraponto aqui é: Teria a arte uma função ou ela é apenas o externar de nossos sentimentos , pensamentos retraídos, sonhos e emoções oriundas de nossas fantasias corriqueiras e sem solidez concretas? Com certeza temos visto muitas coisas rabiscadas, manchadas na paredes das residências, nos edifícios, enfim, muitos amaranhados grotescos, enfim, menos arte que se daria gosto de se ver, contemplar e admirar. 
Dá gosto de se vê a arte de Cândido Portinari, Leonardo Davinci, Aleijadinho e outros.Mas há mutos artistas com "obras" ridículas, as quais nem sequer deveriam ser tidas como tal, pois não passam de coisas vagas e sem sentido. Lamentavelmente.
Recentemente vi alguém de pé no meio duma avenida, despido, completamente lambuzado com uma mistura de alguns ingredientes gosmentos, desejando que os transeuntes obrigatoriamente olhassem para sua figura, pois sua afirmação é que aquilo era uma arte. Arte? Pelo fato de a arte ter se tornado tudo(menos arte),  pessoas, com certo conhecimento, pintores e desenhistas como eu, têm encontrado dificuldades para definir de fato a função da arte no tempo presente. Tempo de bagunça nacional, anarquismo, liberalismo sem freio. Tempo de fantasias sexuais públicas, orgias ao ar livre, desfiles onde se ostenta coisas que embaçam nossos olhos, enfim.
Nossos filhos precisam ser ensinados sobre a verdadeira arte. O que tem tornado o Brasil um país sem ética e sem escrúpulos são as ideologias fajutas, cópias de vultos rebeldes das épocas do iluminismo, do comunismo e de outras ideologias mais. Arte para a apreciação de nossos filhos não deve ser confundida como estimulação para o despudor, por exemplo. Nem tudo que as pessoas fazem devem ser qualificadas como arte, pois, não havendo senso ordeiro se estabelece a desordem.

 Pensemos nisso.

Sem comentários:

Enviar um comentário