terça-feira, 19 de março de 2013


 A PÁSCOA, A FAMÍLIA E O CASAMENTO
Uma Reflexão séria para os dias atuais

Rev. Renilson Ornelas


Eu sou o Caminho, e a Verdade e a Vida.Ninguém vem ao Pai senão por mim.(Jo.14.6)
O Brasil é um país declaradamente cristão. Apesar da idolatria que ainda impera nesta terra, podemos comemorar o fato do mesmo se declarar um país que até certo ponto olha para a Bíblia, apesar de mantê-la a uma certa distancia deixando de obedecer e cumprir os mandamentos nela contidos. Para os mais afoitos ela é ultrapassada.Para os militantes da Nova Ordem ela já não atende as demandas do mundo moderno etc.Entre os meses de Março e Abril parte dos cristãos comemora a páscoa.Lembro-me que ainda em minha infância pouca coisa se podia fazer no dia de páscoa pois a tudo se atribuía pecado.Muita coisa era proibida,como por exemplo: não era permitido se olhar no espelho, passar por debaixo de cercas de arames, lavar o rosto ou tomar banho, comer carne de animais; somente peixe ou mariscos era permitido comer, etc.Esta era a concepção que minha família tinha a respeito da Páscoa. E assim aprendi e fui crescendo. Mas a figura de Jesus Cristo era uma coisa vaga, pois os "santos" recebiam muito mais destaques do que o próprio Jesus.É como ainda se vê nos dias de hoje.De família extremamente católica, a ponto de se ter em casa vários quadros de "santos" e padroeiros, de nunca perder uma novena sequer em minha cidade, enfim,nossas mentes aos poucos ia recebendo e se acostumando com os conceitos tais a respeito do que poderia ser a Páscoa.Os tempos passaram e tive um encontro real, puro e verdadeiro com Jesus,aquele que salva o pecador e minha mente se abriu para a verdade conforme nos fala João 8.32-36. Páscoa é uma palavra do hebraico, Pessach que significa saída,passagem; fazendo referência á libertação do povo hebreu da escravidão do Egito por meio de Moisés na travessia do Mar Vermelho. Para os evangélicos a Páscoa tem um sentido e significado mais real e mais profundo.Não é vista nem interpretada como uma simbologia.Acontece na vida do homem quando este se converte de verdade a Jesus Cristo, deixando os rudimentos do mundo e pelo batismo é inserido no Corpo de Cristo,deixando de ser simples criatura passando a ser biblicamente um filho de Deus(Jo1..12), já que o batismo significa morte para o mundo e vida para Deus.O texto de II Corintios 5.17 reafirma esta ideia ao dizer:Aquele que está em Cristo Jesus uma nova criatura é, as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo.O homem que nasce de novo da água e do Espírito não é aquele que continua se prostituindo, que mantém e preserva caráter indecente, que continua assaltando, matando, estuprando vidas inocentes, xingando palavrões, que espanca sua esposa, que mantém vínculos com sociedades repudiadas pela Bíblia etc.Ser evangélico deveria ser cristão como qualquer um que se diz cristão, mas sabemos que não é assim. O evangélico procura respeitar e viver a Palavra de Deus(Santas Escrituras), não tem negócio de relativismo não. Em Lucas 9.23 Jesus exorta a todos a terem coragem de viver uma vida de renúncia em prol de uma vida comprometida com a pregação da Palavra, do que é puro, santo, Kadoshi. Na semana chamada santa pelos filhos de Roma o que se vê nesta data é muita bebida, muitas festas sem nenhuma conotação com o que Jesus pregou.O casamento então tem sua relação aqui a ser destacada quando acontece essa conversão indicada por João 3.1-8: Necessário vos é nascer de novo.Quem não nascer da água e do Espirito não pode herdar o Reino dos céus.Famílias de Jerusalém ainda se celebra o "seder";uma espécie de jantar em casa onde todos se reúnem para a lembrança histórica da travessia do povo registrada em Êxodo 14.15-31. A preservação da família é algo que nunca ficou fora dos propósitos de Deus. Somente alguém de mente desconexa ou de mentalidade extraterrestre pode desejar a desconstrução da família.Quanto a símbolos, o único símbolo que poderia ser realmente aceito pelos cristãos deveria ser o do cordeiro(carneirinho), o qual representa o Salvador da humanidade, sacrificado em troca dos pecados dos homens(Reflita em João 1.29 e Gn.22.1-17. A figura do coelho e do chocolate está fortemente ligada ás práticas pagãs bem como á supestição, ganância comercial e nada mais.Todo o antigo Testamento aponta para Jesus, o Messias que profeticamente haveria de vir.E veio.Mas...Ele veio para os seus mas os seus não os receberam. A fé genuinamente evangélica dispensa Ciro pascal(grande vela com as letras Alfa e ômega inscrita), que segundo a fé romana simboliza a figura de Jesus Cristo como luz. Mas ele mesmo diz em João 3.19-21: Eu sou a luz do mundo, aquele que crê em mim  não andará em trevas.A verdadeira páscoa é Jesus!

Rev. Renilson Ornelas
Ministro do Evangelho
Pastoreando com Seriedade e Responsabilidade no Modelo de Jesus Cristo
www.pastorfamilia.blogspot.com
Acesse, Divulgue, Participe!

Deixe seu comentário









2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog, Irmão Ornelas.
    Dou graças a Deus sempre que vejo uma publicação de conteúdo cristão genuíno na Internet. Sei que o povo cristão tem muitas coisas boas para dar e ensinar. Coisas que edificam e apontam para um caminho melhor. Sabemos que a miséria não existe apenas onde a falta de pão. Ela existe onde há falta de Deus. E temor de Deus, como dizem as Escrituras, é o princípio da sabedoria.

    Pastor Ornelas, que a prensença do Senhor continue fazendo a diferença em sua vida.

    A Paz do Senhor Jesus.

    irmão João Batista Cruzué

    .

    ResponderEliminar
  2. Caro João Cruzue, Graça e Paz!
    Ficamos alegres em receber tais palavras; ainda mais vindo de sua pessoa.Agradecemos pelo sincero reconhecimento e desejamos desde já tudo de bom para o nobre irmão, sua família e ministério.Nosso objetivo ao criar este site é conscientizar as pessoas e a nação a respeito do valor da família e do casamento, já que temos sido confrontados com as ondas do relativismo onde se pretende desconstruir a família para construir uma sociedade totalmente destituída de valores e princípios.Somos ministros de Deus, profetas dos dias atuais até a Segunda Vinda de Jesus.Abraços, fique na paz.

    Rev. Renilson Ornelas
    Seriedade no Oficio de Pastorear
    Acesse, Participe,Divulgue!

    ResponderEliminar