quinta-feira, 22 de novembro de 2012




O CUIDADO PASTORAL NOS DIAS DE HOJE
 Ponha sua família em primeiro lugar!

Rev. Renilson Ornelas


       
Foto


Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância,mas de ânimo pronto;nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória(I Pe. 5.2-4).



As vezes ficamos perplexos quando ligamos o televisor ou folheamos algum periódico em busca de boas notícias. Tem sido muito difícil para a população brasileira e mundial ter de suportar  o avanço das drogas, o devastador estrago provocado pelo uso do Crack, relatos e mais relatos de genocídios, homicídios, crimes passionais, corrupção das autoridades, o avanço da luxúria no país,  envolvimento de pastores em esquemas fraudulentos, o grande números de clérigos mergulhado a anos nos escândalos de pedofilia... enfim.Sem dúvida, o desafio pastoral de nossos dias tem sido cada vez mais  árduos; sim, desafiadores para nós pastores.Temos recebido muitas perguntas durante as conferências e palestras, bem como por este blog e E-mails sobre Como pastorear dentro do contexto do presente século? Na verdade, todo homem de Deus precisa ter plena convicção de seu chamado. Infelizmente, com o avanço da Teologia Prosperidade e do Pseudo Evangelho,temos hoje um bom número de indivíduos que apenas se auto intitulam "Pastores", mas que carecem duma verdadeira estrutura para lidar com as questões mais profundas de toda a problemática humana.Não estou dizendo que todo homem de Deus tem de ser doutor ou mestre nisso ou naquilo. A verdade é que,muitos não sabem nem por onde começar a resolver determinadas situações que lhes são apresentadas no gabinete ou por autoridades que a tais recorrem, as quais exigem postura ética por parte do ministro, pois não a possuem. Tenho estado preocupado com a exposição desenfreada e sem escrúpulos de muitos, a falta de controle em suas finanças, seus envolvimentos em negócios duvidosos etc. O homem de Deus precisa ser e se comportar de acordo com as orientações bíblicas(Veja outros artigos de minha autoria neste blog). Os apóstolos bíblicos, diferentes dos que hoje se auto denominam, tinham grande zelo pelo testemunho pessoal. Sabemos é claro que as redes sociais, os jornais escritos e  a mídia tem sido muito usadas para enfraquecer o verdadeiro evangelho criando para os pastores situações amargas. Por amor a nossa família, devemos, como santos homens de Deus

procurar viver honestamente 
                                                              
     

Se você é ministro do evangelho, precisa conhecer, além da Bíblia Sagrada, o Código de Ética dos  ministros batistas, sobre como deve ser a nossa conduta nos diversos setores da sociedade: Minha relação com as finanças, com as outras denominações, com o púlpito, com a minha família etc.Um fator bem familiar para nós que tem causado danos terríveis para as famílias é o surgimento de movimentos heréticos no cenário religioso. O pior é que, a semelhança de Marcião (presbítero da igreja do séc. II), muitos tem saído de entre nós. Preocupa-nos! sim, preocupa-nos as coisas que tem sido ensinadas aos nossos filhos nas escolas. Preocupa-nos também a desenfreada correria e amor pelo dinheiro por parte daqueles que pregam a Bíblia. Preocupa-nos a nossa latente falta de paciência para pastorear, ouvir as queixas de nossas esposas, filhos e até mesmo a constante queixa de nosso cachorro de estimação. Por favor, olhe um pouco mais para sua família. Faça isso antes que seja tarde.Sim, a família deve ter atenção primordial.
 Que este artigo sirva para o despertamento dos colegas.

Renilson Ornelas
Ministro do evangelho
Seriedade e responsabilidade na arte de pastorear















Sem comentários:

Enviar um comentário