sexta-feira, 23 de novembro de 2012




O FITNESS E A BÍBLIA
As oito desculpas das pessoas para não se exercitar.

Rev. Renilson Ornelas

Nunca se viu uma época tão badalada para os seres humanos como nos dias atuais. Quando me refiro a badalação falo com respeito a essa grande movimentação, essa correria do dia a dia que quase não dá pra gente respirar. Refiro-me também ao lado espiritual da coisa. Sem dúvida,tem sido um desgaste muito grande para a homem e para mulher enfrentar o batente para pôr em casa o pão de cada dia. Como diz o ditado: Quem não quiser comer, não trabalhe. Na verdade, em meio a tantas andanças, o corpo sente. As juntas começam a reclamar,sem a flexibilidade de antes, a visão  já anda meio embacada, enfim. Que fazer? Já pensou na vida sedentária dos pastores? Para manter-se em forma é importante começar a se exercitar. O termo Fitness vem do inglês Fit que, usado isoladamente quer dizer boa forma, podendo funcionar como substantivo ou como adjetivo. Já o termo Fitness significa aptidão física, bom condicionamento, malhação para boa qualidade de vida. Como entender então a colocação que Paulo fez a Timóteo quando disse: Timóteo, pra na serve o exercício físico(?). O apóstolo era contra exercitar o corpo? Temos aqui então um desafio á esclarecer: a visão bíblica e a visão do Fitness. Paulo era  e estava muito concentrado na pregação do evangelho.Era um abnegado, destemido pregador da Santa Palavra.Como pai na fé do jovem Timóteo era lógico  estimulasse aquele menino a se concentrar mais naquilo que valeria para a vida eterna.A falta de exercício físico tem prejudicado muitos homens e mulheres de Deus.Veja aqui Oito desculpas mais comuns de todos nós:
01- TEMO ME MACHUCAR - Se todos continuarem a pensar só no mal ao invés de focalizar os benefícios jamais conseguirão sair do sedentarismo. A estrutura física do homem foi criada para viver em movimento. Somente a tartaruga e a preguiça se sentem bem com a vida quase estática que levam. 

02- NÃO TENHO NINGUÉM PRA MALHAR COMIGO - Você deve ser o seu maior incentivador. Se ficar esperando que outros apareçam para te dar um empurrão pode ser que leve longas horas nesse ponto. Arregace as mangas da camisa e tome uma nova atitude, pois se tu olhar bem verá que já há muitas outras coisas que fazes sozinho, não é?

03- É UMA ATIVIDADE MUITO CARA- Aí está uma grande mentira! Só cria esse tipo de desculpa quem realmente não gosta de malhar. Há centenas de exercícios físicos que você pode fazer em sua casa(na garagem, no quintal, na varanda, na laje etc.), na praia, em sua chácara ou seu sítio, sem gastar um tostão sequer, usando objetos rústicos do seu dia a dia.

04- A MINHA IDADE JÁ NÃO DÁ- Até as empresas estão investindo em atividades físicas para seus funcionários. Os centros de convivências, os Spas, as instituições de tratamento de idosos e  muitas igrejas vem incentivando-os e criando atividades de Fitness para todos.

05- NÃO TENHO TEMPO- A Bíblia nos ensina a administrar o tempo, pois todos devem ser mordomos do tempo. No ambiente comercial o que mais se ouve é: Tempo é dinheiro. Ninguém vei ficar sem ganhar seu merecido dinheiro por se exercitar algumas meias horas. Quem quer viver bem física e mentalmente precisa organizar o seu tempo. Tem de ter tempo pra se exercitar.

06- DETESTO SUOR! - Infelizmente esta é uma colocação pra apreciar, sorrir ou realmente ajudá-lo. Se a pessoa não tem alergia ao seu próprio suor isso então é capricho pessoal, pra não dizer outra coisa. Quando nos exercitamos conseguimos eliminar muitos males.Pense melhor nessa sua mania.

07- É MUITO LONGE PRA ME DESLOCAR- Aí está outro engano. Caminhar já faz parte do exercício. Se sua casa fica distante do local isso é bom porque te ajudará a começar a fazer sua caminhada automática, fazendo com que você chegue ao local já aquecido (a) para o inicio dos trabalho.

08- TENHO UM PROBLEMA DE SAÚDE - Com apreciação e orientação de seu médico(Clínico, Geriatra ou Cardiologista) você pode fazer os exercícios adequados, atendendo e  respeitando sua realidade sem lhe causar danos. Você tem mais alguma desculpa para não mexer como corpo?
A Bíblia não obriga nenhum cristão a deixar de se exercitar, apesar  deste não ser seu assunto central. Os pastores que se exercitam estão sempre bem mais dispostos para o labor de sua vocação, além de maior vigor na sua vida matrimonial. Não é bom ficar enferrujado, jogado ao canto como aquele fusca velho que nem mesmo aos empurrões consegue sair do lugar.


Rev. Renilson Ornelas
Ministro do Evangelho
Pastoreando com Seriedade e Responsabilidade no Modelo de Jesus Cristo











Sem comentários:

Enviar um comentário