quarta-feira, 28 de novembro de 2012




PORQUE MEUS PAIS NÃO ME COMPREENDEM ?
As queixas da adolescência

Rev. Renilson Ornelas




Apesar deste artigo analisar a fase da adolescência com suas variantes,temos interesse de esclarecer também os jovens, seus pais, e aqui ajudá-los no que for possível. Sem dúvida,devido aos avanços do  mundo moderno, a mentes dos jovens e dos adolescentes andam a mil por hora, no que diz respeito ao bombardeio de informações que diariamente lhe são oferecidas de graça. A adolescência é a fase do desenvolvimento  conhecida como a fase das mutações. Transformações no corpo e na mente surgirão aos poucos fazendo com que nem mesmo eles entendam ao certo o que está acontecendo e como lidar com isso. É preciso que o adolescente tenha o devido acompanhamento de seus pais durante esse período dos onze aos dezessete anos para poder receber a devida e necessária atenção. Pelo fato do corpo do adolescente estar passando por uma mutação(os seios começam a aparecer, pêlos apontam na região pubiana e nas axilas, as maçãs do rosto ganham maior volume, os quadris vão tomando forma de mulher. No menino mudanças também ocorrem: pelos no rosto começam a aparecer e o bigodinho vai surgindo. A voz ainda indefinida já começa soar desejando ser grossa e máscula.A vontade de ser independente, sair com os amigos, tomar cerveja, ir pra balada são os riscos do desejo de se sentir e querer ser independente.O cérebro também vai sofrendo com tudo isso.Sendo vitima involuntária de  todas estas mutações biológicas, a impressão que eles têm é que seus pais não os compreende. Por querer e achar que podem fazer tudo o quanto lhes vem á mente pensam assim. Não aceitam ter seus desejos bloqueados.Portanto, todo o conflito vai surgir dentro de casa por causa da visão errada criada pelos jovens  e  adolescentes. Você tem passando dificuldade no relacionamento com seus pais no tocante a isso? Deseja melhorar seu relacionamento com eles? E você, pai, está buscando saídas ?Então preste atenção,  pois aqui vão dicas preciosas:


a) A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO FRANCO -  É muito importante que os pais se abram com seus filhos nessa fase pois muita dor de cabeça pode ser evitada. Esse período entre os 12 aos 17 anos torna-se perigoso porque muitas experiências(inclusive as negativas) tendem a se fixar na mente dessa garotada. Infelizmente os meios de comunicação exploram muito esse lado inocente dos jovens e adolescentes, sempre enxergando-os como farristas  e gastadores compulsivos. 

b) CONHECER BEM OS AMIGOS DE SEU FILHO - Infelizmente muitos pais não conhecem seus filhos e quando lhes chegam notícias repentinas do evolvimento deles em episódios desconfortáveis geralmente são tomados de surpresa e dificilmente acreditam naquilo que ouvem. Triste é receber em plena madrugada a visita de policiais queixando-se de que tal adolescente foi pego portando quilos de maconha, cocaína ou anfetaminas. A melhor maneira dos pais conheceram seus próprios filhos é acompanhando-os e sendo pais presentes desde a infância deles.

c) ESTABELECER LIMITES - Alguns pais acham que a educação dos filhos é sintoma que vai acontecendo automaticamente. Essa concepção é um equívoco grave. A educação é um processo, mas que precisa de um monitor, alguém que exerça o papel de mentor, educador, facilitador na vida de quem AINDA está se desenvolvendo. Filhos que crescem sem limites geralmente incorrem á marginalidade. Sem nenhuma pretensão de generalizar, as cracolândias de nossas cidades são compostas de jovens e adolescentes que nunca souberam o que é uma boa educação e muito menos companheirismo paterno ou materno.

d) SABER ADMINISTRAR BEM O TEMPO - Devido ao pique da vida trabalhista dos pais, filhos têm ficado muito tempo sós ou quando não com as babás. Crianças gostam de espaço, de brincar no parque, de correr, saltar, subir e descer em escorregadeiras, brincar de corre-corre etc. Práticas que, além de saudáveis(muito melhor do jogos de  RPG, vídeo game, ou lutas de UFC etc.) estimulam seu crescimento. Um dia tem vinte e quatro horas. Esse tempo precisa ser bem distribuído e organizado pelos pais fazendo com que uma parte dele seja dedicado á atenção de seus filhos.

e)CHANTAGEM COMO ARMA -  O choro dos bebês geralmente são apelos para ter o seio da mamãe, receber afeto ou um simples balanço nos braços. Crianças na faixa dos dois a seis aninhos aprendem que usando o choro poderão alcançar aquilo que almejam dos pais: um bombom, um chocolate, um suco, o brinquedo de seu irmãozinho, comida , beijos e abraços. Quando ando pelo shopping vejo muitas cenas de crianças que, mesmo já tendo noção de certo e errado usam a chantagem para sensibilizar e convencer seus pais. Fiquem sabendo que muitos adolescentes usam esta mesma arma para conseguir o que desejam. Conversem, estabeleçam limites.

d) O RECONHECIMENTO - Dificilmente filhos que recebem a atenção de seus pais dirão :meus pais não me entendem. Portanto, dê um pouco mais de atenção á eles. Faça isso antes que aconteça o pior.


Um forte abraço dos amigos de sempre

Pastor Renilson Ornelas
Valdelice Ornelas

Seriedade e Responsabilidade na arte de aconselhar
Acesse, Participe, Divulgue!








Sem comentários:

Enviar um comentário