terça-feira, 27 de novembro de 2012



PORQUE SOFREMOS?
Jó. 1.13-20/2.1-9
Renilson Ornelas

Certa vez  não me contive em lágrimas ao ver uma mãe desesperada com sua filhinha nos braços a gritar por socorro. Quase que perdendo a voz ela continuava á gritar sem nenhum desejo de parar enquanto não fosse ali socorrida. O motivo de tal comportamento se explicava pelo fato daquela criança estar baleada com um tiro de fuzil que veio não se sabe de onde e quais as razões que levou aquela criancinha a ser atingida. De fato, existem coisas nesta vida que nos deixa profundamente decepcionados e tristes, principalmente quando não encontramos as respostas desejadas. Muitas são as histórias tristes de muitos habitantes deste mundo. Se sairmos ás ruas neste exato momento em que você lê este artigo,nos depararemos com muita gente experimentando os mais diversos tipos de sofrimento. A Bíblia nos fala dum personagem chamado Jó, o qual repentinamente é torturado por satanás, tem todos os seus bens saqueados e destruídos, em seguida todos os seus filhos são brutalmente assassinados, e como se já não bastasse Jó é acometido duma terrível doença (o aparecimento de úlceras por todo o corpo) onde as pessoas nunca se aproximavam. A própria mulher de Jó(Veja o artigo A Mulher Louca) pede que ele abandone a Deus porque, de acordo com o avanço das úlceras e com sua própria visão morrer seria melhor para Jó do que continuar naquela situação. Diante de tantas tragédias nasce um questionamento? Porque sofremos? A resposta para esta pergunta requer uma série de observações em relação a tudo o quanto envolve o sofrimento. É claro que seria ótimo se o sofrimento não existisse.Se Jesus não tivesse sofrido. Se nós fôssemos feitos de aço. Que nunca ficássemos doentes.
O sofrimento faz parte da vida humana primeiramente porque somos humanos. É no sofrimento que conseguimos sentir a dor do outro e sentir também que o outro que compartilha o planeta terra comigo também é humano.O sofrimento nos faz enxergar a vida como ela realmente é e nos leva a valorizarmos mais o que temos, que um dia tivemos e derrepente perdemos tudo.Nenhum de nós gostaríamos de sofrer nem desejamos sofrer. O que nos chama a atenção no relato sobre Jó é o seu comportamento face a tudo aquilo. Na verdade, Jó entendeu que no sofrimento também aprendemos grandes lições. Aprendemos a amar, somos quebrantados e passamos a ver o orgulho e a prepotência como marcas nojentas, indesejáveis em nossa vida, adquirimos nova percepção a respeito de Deus e deixamos de depender de nós mesmos. O sofrimento nos faz entender também que não podemos tudo mas que Deus, sim, somente Deus é Senhor.


Porque todos pecaram, e destituídos estão da glória de Deus - Romanos 3.23

O sofrimento surge em nossa vida por diversos motivos: pelo exercício do pecado em nossa vida, trazido por uma enfermidade natural, as vezes trazido própria velhice da pessoa etc. Assim como admitimos que as coisas boa são provenientes de uma boa razão, precisamos também admitir que na escola do sofrimento, mesmo contra nossa vontade, somos alunos sendo preparados para algo melhor lá na frente.Portanto, quando estiver sofrendo não murmure.Agradeça a Deus por tudo.

Pastor Renilson Ornelas
Ministro do Evangelho
Pastoreando com seriedade e responsabilidade no modelo de Jesus Cristo.












Sem comentários:

Enviar um comentário