quinta-feira, 27 de dezembro de 2012



 O  NOVO SALÁRIO MÍNIMO 2013 E AS FAMÍLIAS
Os Reajustes tem sido Justos?

Rev. Renilson Ornelas
A pré história compreende o período desde o surgimento do homem na terra, há estimados Três Milhões de anos, até a invenção da escrita ha 3.500 anos antes de Cristo. A Idade antiga começa a partir daí, e dura até a invasão do Império Romano ocidental pelos Bárbaros em 476 antes de Cristo. Aí sim já se falava em dinheiro.O dinheiro foi criado pelo homem por sua necessidade de sobrevivência depois que as coisas começaram a andar lá pelas tantas da civilização. No início de tudo o homem se virava se alimentado daquilo que caçava e, ou colhia entre os matagais.Um pouco mais a frente começaram a troca de objetos pessoais transformando-os depois em mercadorias. As primeiras moedas antigas eram realmente rudimentares, feitas de materiais rústicos mal lapidados, pois não dispunham da tecnologia hoje existente. Imaginem o sufoco quando a gurizada se agarrava á mãe nos momentos de fome. Já pensou? Só quem já passou fome na vida sabe o que é ter de sobreviver com as coisas mínimas. Em dezembro deste ano, em pronunciamento, a presidente Dilma Roussef anunciou oficialmente o aumento para o Novo Salário Mínimo para 2013, que será de 9,4% indo para 678,00(Seiscentos e Setenta e Oito Reais), e entrará em vigor em Janeiro de 2013. 
HISTÓRIA -  O Salário Mínimo Brasileiro foi criado em 1º de Maio de 1938 no governo de Getúlio Vargas pela Lei nº 185. com o objetivo de atender com o mínimo, trabalhadores e as famílias de baixa ou sem nenhuma renda. O primeiro reajuste do SMR ocorreu em 1943, tendo outro rfeajuste em dezembro daquele mesmo ano.
LEGISLAÇÃO - O Cap. III da CLT de 1943, baseando-se no salário mínimo diz que, sendo mínimo, esse salário deve ter condições de suprir as necessidades normais do trabalhador e suas famílias no que diz respeito a transporte, vestuário, alimentação, higiene. A Constituição de 1946  ratificou estas necessidades. A Constituição de 1988 em seu artigo 7º Inciso V reafirma: O Salário Mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado,capaz de atender as suas necessidades básicas e as de sua família com: Moradia, Alimentação, Educação, Saúde, Lazer, Vestuário, Higiene, Transporte e Previdência Social com reajustes periódicos que lhe preserve o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim. Quem regula diretrizes para a valorização do Salário Mínimo é a Lei nº 12.255/2010, a qual revoga a lei 11.944/2009.


OS PROBLEMAS DA NAÇÃO 

 A letra do Hino Nacional Brasileiro é algo extraordinário. Os autores visualizaram muito bem o potencial e as dimensões deste país. Ficamos assustados com as diferenças econômicas aqui ainda existentes. Basta olhar para nossas metrópoles. MÁ DISTRIBUIÇÃO DE RENDA: Como em alguns outros países, a maior parte da renda se concentra  nas mãos de uma minoria, que dita as normas, fazem as leis, que integra a chamada classe A. Esse dinheiro ficando concentrado no eixo das elites não tem como chegar ás mãos dos menos favorecidos para que estes possam ter uma vida melhor. A CORRUPÇÃO - Infelizmente tem origem  nas esferas do país onde jamais deveria. Por isso muita gente se engalfinham, brigam, se ofendem nos debates políticos e se matam. Eles desejam ardentemente o poder. Querem a todo custo estar no poder. No comando. Controle!
REALIDADE - No momento o Brasil passa por um período chamado das vacas gordas(mas não tão gordas assim), mas os ventos anunciam necessidade de precaução, tanto por parte do governo quanto de cada brasileiro, o que exige  um sério controle da inflação. De setembro até hoje os alimentos subiram assustadoramente. Um desodorante que comprava a 3,70 em fevereiro/2012 agora entre Dez e Jan/2013 custa 6,75. Isso na Bahia. Imagine em Brasilia! Pela lógica contábil,o valor real e adequado do Salário Mínimo hoje deveria ser de 2.194,00.

COMO FICA MINHA FAMÍLIA?

É hora de economizar. Economia não deve ser atividade só dos técnicos do Banco Central ou dos técnicos das Bolsas de Valores ou acionistas das grandes empresas. Economia doméstica é o planejamento financeiro para o controle dos gastos elaborados em casa. Não deixem de sorrir, de adorar a Deus e acreditar que dEle tudo provém. Que Ele é o dono do ouro e da prata e que sem Ele nada aqui existiria. Vamos reclamar a corrupção,as injustiças sociais, o caos na saúde a violência generalizada, o desrespeito ás famílias e  orar para que a ganância dos "Grandes" seja banida, e que nosso querido Brasil se converta ao Único que é digno de receber toda honra, toda glória e toda a adoração. O Único Mediador entre Deus e os Homens (I Tm.2.5). Nossa esperança é Jesus.
Rev. Renilson Ornelas
Ministro do Evangelho
Pastoreando com Seriedade e Responsabilidade no Modelo de Jesus Cristo







1 comentário:

  1. Não Devemos nem por um instantes nos esquecermos que único mediador é Jesus.Que a Paz e a sabedoria estejam com todos nós.

    ResponderEliminar